Comidas Juninas

Junho é um mês bastante esperado no Nordeste e ele é sinônimo de muito forró, quadrilha e claro, de comidas juninas. Quem pensa que as comemorações se resumem nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, está muito enganado. O mês inteiro é comemorado e é o mês inteiro com comidas a base de milho. O Holiday Inn Express Maceió separou as comidas juninas que você não pode deixar de comer:

– Milho – o símbolo do São João, o milho é sem dúvidas o alimento mais procurado do mês de junho. E para comer, não tem segredo: é só colocar na panela para cozinhar, esperar algum tempo e pronto!

– Canjica – a canjica é um prato que pode mudar de acordo com a região. Aqui no Nordeste, ela é feita de milho verde, o que no Sudeste é conhecido como curau. Já canjica para o Sudeste é feita de milho branco, o que aqui é o Munguzá. A canjica nordestina, além do milho verde, é feita também com: leite de coco, açúcar e manteiga. Quando ficar pronta, pode colocar um pouco de canela em pó.

– Munguzá – feito com milho, leite de coco, canela, cravo e açúcar, o munguzá é também bastante tradicional no São João.

– Pamonha – a pamonha é feita somente com milho, açúcar, água, sal e coco ralado. Depois que bater o milho no liquidificador com água, é só colocar a massa na palha do milho, junto com o coco e açúcar. Depois, coloque as pamonhas em uma panela com água fervendo. Deixe por mais ou menos 40 min, e depois disso suas pamonhas estarão prontas para você comer com um cafezinho!

– Arroz Doce – feito com arroz, leite, leite condensado, açúcar, canela, cravo e sal. Servido quentinho, o arroz doce é uma receita simples e que leva memória afetiva para muita gente.

– Bolo de Macaxeira – conhecido também como aipim ou mandioca, a macaxeira é bastante tradicional no Nordeste, sendo consumida no café da manhã, almoço e jantar. O bolo é mais consumido no mês de junho, e é feito com açúcar, manteiga, leite de coco, um pouco de coco ralado, sal, leite, ovos, e claro, a macaxeira.

São tantas comidas juninas deliciosas que fica difícil de escolher a melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *