Quais são os pratos típicos de Alagoas?

Além das belezas naturais, Alagoas também se destaca por sua gastronomia. São várias as opções de comida e até fica difícil escolher onde comer. Por isso, se você estiver perdido, sem saber por onde começar e quer experimentar de tudo, o Holiday Inn Express Maceió selecionou quais são os pratos típicos de Alagoas.

– Sururu – molusco parecido com a ostra e encontrado nas lagoas, o Sururu é considerado Patrimônio Imaterial de Alagoas. Tanto por sua relevância econômica e cultural. E são diversos os pratos que podem ser feitos com o sururu. São os mais encontrados: sururu ao coco e sururu no capote.

Sururu no Capote – Fonte: Nide Lins

– Massunim – encontrado nos encontros do mar com rio ou lagoas, o massunim é outra iguaria do estado. É também conhecido como vôngole. Uma das formas mais gostosas de comer é ao molho de coco.

Fonte: Maceió Alagoas

– Peixada – bastante tradicional nos restaurantes de frutos do mar, a peixada é geralmente acompanhada de pirão ao leite de coco, legumes cozidos e arroz. O que a diferencia da moqueca é a ausência do azeite de dendê.

Fonte: Nide Lins

– Chiclete de camarão – um dos pratos mais buscados pelos turistas em Maceió, o chiclete de camarão é feito com vários tipos de queijo. O prato é facilmente encontrado nos restaurantes da orla da cidade.

Fonte: Restautante Imperador dos Camarões

– Pirão – no estado, o pirão pode ser de carne, galinha, carneiro. Mas, o mais famoso é o pirão com chambaril, que é ossobuco com legumes. É bastante encontrado no interior do estado.

Pirão Com Chambaril – Fonte: Nide Lins

– Buchada – outro prato bastante encontrado, principalmente, no interior de Alagoas, a buchada é feita com as entranhas do bode. Elas são cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal. Não é todo mundo que topa provar o prato.

Fonte: Nide Lins

– Tapioca – uma febre em todo o Brasil, a massa da tapioca é feita da mandioca. Em Maceió, é possível comer nas várias barracas espalhadas pela orla. Além de estar presente nos diversos cafés e restaurantes espalhados pela cidade.

Fonte: GazetaWeb

– Bolinhos de Goma de Maragogi – originalmente de Maragogi, mas facilmente encontrada em outras cidades, os bolinhos de goma ou broas como são conhecidas aqui é uma das marcas registradas do estado. Eles são feitos de amido de milho, leite de coco, gema de ovo, açúcar e margarina. A fabricação é feita de forma artesanal. É impossível provar só uma!

Fonte: Nide Lins

– Umbuzada – essa bebida é feita através do umbu, fruta típica do sertão. O umbuzeiro é conhecido como a árvore sagrada do sertão. De sabor ácido, a fruta é misturada com leite e açúcar e geralmente é tomada de manhã, para dar energia.

Fonte: Meus Sertões

– Cuscuz – o cuscuz é uma das maiores paixões dos alagoanos. Não importa o acompanhamento, de todos os jeitos o cuscuz fica uma delícia. Aqui, comemos no café da manhã, almoço ou jantar. E, os acompanhamentos mais encontrados são ovo, salsicha ou carne/galinha guisada. Uma delícia!

Fonte: TNH1

Difícil é saber por qual prato começar o tour gastronômico no estado. É cada prato mais gostoso do que o outro! E você quais são os pratos típicos de Alagoas que você mais gosta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *