Foz do Rio São Francisco

Alagoas, além de belas praias e das famosas piscinas naturais de Maragogi e da Pajuçara, tem também um outro local de grande beleza: a foz do rio São Francisco. Localizada no extremo sul do estado, a ida à foz é um passeio que reúne mar, rio, dunas e história.

A cidade mais próxima da foz é Piaçabuçu, que fica a aproximadamente 139km de Maceió. É de lá que saem os passeios de barco. Muitas pessoas fazem um bate e volta (pois é possível). Mas, se você quiser uma viagem mais tranquila e se quiser aproveitar mais, recomendamos passar o fim de semana. Em alguns trechos no caminho de ida, é possível apreciar as praias do nosso litoral, como a praia do Gunga, Lagoa Azeda e Coruripe.

Ao chegar em Piaçabuçu, recomendamos a empresa Farol da Foz para fazer o passeio de barco até o encontro do rio com o mar. O passeio deles é feito da seguinte forma: metade do grupo começa de barco, e a outra de buggy, realizando depois a troca. Além da parada para banho, há também uma parada nas dunas, onde é possível fazer skibunda. O passeio dura em média 3 horas. As dunas douradas de Piaçabuçu estão dentro de uma área de proteção ambiental. Por isso, o acesso até foz de carro através da praia do Peba, é proibida.

A região não dispõe de muitas opções de hospedagens, sendo a praia do Peba o local com mais pousadas. Dez quilômetros separam o Peba de Piaçabuçu. Uma outra opção é se hospedar em Penedo. Uma das cidades mais antigas do estado, Penedo conta com várias igrejas históricas. Em 1859, foi visitada por Dom Pedro II. A cidade fica a 28km de Piaçabuçu.

Sem dúvidas, o passeio da Foz do Rio São Francisco é um dos mais diferentes e bonitos de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *