Igrejas históricas em Alagoas

Alagoas é o destino ideal de quem busca belezas naturais e história. Além das inúmeras praias e da beleza do rio São Francisco, o estado também tem diversas relíquias históricas. O Holiday Inn Express Maceió fez uma lista das mais belas igrejas históricas em Alagoas para você incluir em sua visita. É uma ótima opção de programa para fazer em Maceió quando chove.

Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres – localizada no centro de Maceió, ela foi inaugurada em 1859. Na ocasião, esteve presente Dom Pedro II. Ela tem características renascentistas.

Catedral de Maceió / Fonte: Semtur

Catedral de Maceió / Fonte: Semtur

– Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – inicialmente uma capela, já existia em 1777. Sua ampliação se deu em 1834 para ser frequentada por escravos e ex-escravos. Possui traços neoclássicos.  Está localizada no centro de Maceió.

Fonte: Minube

Igreja Nossa Senhora do Ó – construída no século 18, é considerada patrimônio histórico de Alagoas. Foi feita pelos portugueses com o objetivo de ser um forte durante a invasão holandesa. Localizada no alto de Ipioca, conta com estilo barroco. Infelizmente, encontra-se em um estado precário de preservação, mantendo somente a fachada.

Fonte: Secom Maceió

Igreja Santa Maria Madalena e Convento de São Francisco – o início da construção data de 1684 é localizado em Marechal Deodoro. A igreja demorou mais de um século para ser finalizada. Por ter sido construída em períodos diferentes, resulta que possui vários estilos arquitetônicos diferentes. O convento tem uma arquitetura barroca e hoje o conjunto foi transformado no Museu de Arte Sacra do Estado de Alagoas.

Fonte: Iphan

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição – não se sabe exatamente o ano de construção, mas sabe-se que já existia em 1654. Porém foi queimada e destruída pelos holandeses. Em 1672, a comunidade decidiu reconstruir, sendo finalizada em 1783. Está localizada em Marechal Deodoro e possui um estilo rococó.

Fonte: Brasil Turismo

Convento e Igreja do Carmo – especula-se que sua construção ocorreu antes de 1715. Em 1722, iniciou-se a construção do convento. Devido a uma disputa entre carmelitas e franciscanos pela soberania religiosa no local, a obra do convento nunca foi dada como concluída. Também está localizada em Marechal Deodoro.

Fonte: Prefeitura de Marechal Deodoro

Igreja Nossa Senhora das Correntes – localizada em Penedo, é de 1765, e é tombada pelo IPHAN. Foi construída por uma família abolicionista, e por conta disso, fizeram uma passagem secreta para esconder escravos. Possui características do barroco, rococó e neoclássico.

Fonte: UFAL

Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos – também localizada em Penedo, possui um estilo barroco. O convento, que teve sua obra iniciada em 1660, foi um dos primeiros que a ordem franciscana fundou ao chegar no Brasil.

Fonte: Iphan

O nosso estado também é história! Pena que algumas dessas igrejas já não se encontram tão conservadas. Mas não deixe de fazer uma visitar a algumas dessas igrejas históricas em Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *