O que fazer em dias de chuva em Maceió

Não sabe o que fazer em Maceió em dias de chuva? Ou cansou de praia?

Além de belas praias, Maceió também tem variados museus para você conhecer um pouco mais da cultura e história local. O Holiday Inn Express Maceió separou os principais para você visitar:

Museu de Arte da Fundação Pierre Chalita – possui um vasto acervo de arte sacra dos séculos 17 e 18. Situado na Praça Floriano Peixoto, 44, no bairro do Centro de Maceió. Fundado em 1980 pelo pintor e colecionador Pierre Chalita, é administrado pela fundação que leva o mesmo nome. O acervo é constituído por parte das obras que pertencem à Fundação, que abrange pinturas, esculturas, desenhos, objetos decorativos e peças de arte sacra. O museu funciona em horário comercial de segunda-feira à sexta-feira.

Museu Theo Brandão – o lugar ideal para descobrir a cultura popular de Alagoas. O museu possui uma das maiores coleções de cultura e costumes do Nordeste. Localizado na Av. da Paz, 1490, no bairro de Jaraguá, o museu foi criado em 20 de agosto de 1975. Recebido o nome de Théo Brandão em homenagem ao professor e folclorista Theotônio Brandão Vilela, por ele doado toda a sua coleção de arte popular à Universidade Federal de Alagoas. O museu funciona de terça-feira à sexta-feira no horário das 09:00 às 17:00 horas, sábado e domingo das 12:00 às 17:00 horas.

Palácio Marechal Floriano Peixoto – a antiga sede do governo local, hoje é museu onde é possível encontrar uma valiosa coleção de cristais, pratarias e móveis antigos. O local também conta com memoriais de dois importantes alagoanos da língua portuguesa: o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda e o poeta Lêdo Ivo. Está situado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça dos Martirios) 517, Centro. Inaugurado em 27 de março de 2006, antes funcionava como sede do Governo do Estado de Alagoas. É um belo edifício de uma suntuosidade em seu estilo, sua construção foi iniciada em 1893 e só inaugurado em 16 de setembro de 1902, coroando assim as comemorações da Emancipação Política de Alagoas. O Museu Palácio integra o conjunto arquitetônico dos Martírios, tombado pelo Patrimônio Estadual. Aberto de segunda-feira à sexta-feira no horário de 09:00 às 16:00 horas.

– Museu de Tecnologia do século XX– localizado na Rua Sá e Albuquerque, 467, bairro de Jaraguá. Edifício construído entre 1923 e 1928, sempre foi à sede da Associação Comercial de Maceió. O museu mostra toda a história da comunicação, com exposição de vários itens e maquinários. Funciona de segunda-feira à sexta-feira no horário das 09:00 às 17:00horas.

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – dispõe de uma grande acervo afro-brasileiro do Brasil, além de contar com preciosidades históricas, como itens que pertenceram ao bando de Lampião e Maria Bonita. Situa-se na Rua do Sol, 382, Centro, instalado em um edifício construído no final do século XIX , tombado pelo Patrimônio Estadual. Aberto de segunda-feira à sexta-feira no horário de 08:00 às 12:00 horas.

Museu da Imagem e do Som (MISA) – mostra um panorama da história da comunicação do estado, com diversas fotografias, livros, vídeos, telefones e tantos outros registros. Está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, bairro de Jaraguá.  Ele foi criado em 03 de setembro de 1981, idealizado  pelo teatrólogo Bráulio Leite Júnior e inicialmente  ocupou parte das dependências do Teatro Deodoro. Aberto de segunda-feira à sexta-feira no horário de 08:00 às 17:00 horas.

Coleção Karandash – na galeria pode-se encontrar mais de 2000 peças que variam entre arte popular e arte contemporânea. Fica na Av. Moreira e Silva, 89, bairro do Farol e foi fundada em 1985. Aberto de segunda-feira à sexta-feira no horário de 08:00 às 17:00 horas.

Maceió também é cultura! Não deixe de visitar nossos museus na sua próxima visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *